Vigília pela Educação e palestra sobre doenças raras marcam o dia dos grevistas da UFPB

Panfletagem, ato público e um café da manhã marcaram a  Vigília pela Educação, programação elaborada pelo Comando de Greve do Sintespb, no início da manhã dessa terça-feira.  Mais uma atividade de resistência dos TAEs em greve, que mobilizou um significativo número de manifestantes, em frente ao Portão Principal do CCHLA, que discursaram, cantaram, dançaram e puxaram palavras de ordem em defesa da pauta de reivindicações da categoria, ainda não atendida, razão da greve.

Os TAEs também comemoraram, na oportunidade, a chegada em paz, em Brasília, da Caravana de Sindicalistas que  já participaram  da Marcha  da Educação e amanhã  se integram às demais categorias  na grande Marcha da Classe Trabalhadora.

Palestra sobre saúde

Após a atividade da manhã em frente ao CCHLA, aconteceu no auditório do Sintespb,  uma palestra com a nutricionista Érica Patrícia de Sousa, vice-presidente do Grupo de Apoio aos pacientes reumáticos da Paraíba, que apresentou aos e às grevistas as dificuldades enfrentadas por pessoas acometidas por doenças raras.

Ela acrescentou que as principais dificuldades enfrentadas  por esse grupo significativo de pessoas são o diagnóstico tardio, a demora da primeira consulta, o atraso no início do tratamento e o acesso à medicação.

• Érica revelou que existem mais de 9 mil doenças consideradas raras pela Medicina, no entanto ela destaca as relacionadas à área reumatológica como esclerose múltipla, lúpus e Síndromes de Sjögren, que afeta as glândulas produtoras de lágrimas e saliva do corpo, e  de Behçet, que afeta o sistema imunológico.

• A vice-presidente do GARPB informou ainda que o SUS oferece tratamento  especializado com reumatologistas, embora o número ainda não seja suficiente para atender a toda demanda.  Segundo Érica, já existe também em João Pessoa, um Centro  de Doenças Raras, que funciona no Conjunto dos Bancários e atende pacientes de todo o Estado.