
Direção do Sintespb inicia o ano na organização do XVII congresso da categoria
A organização do XVII Congresso Estadual Extraordinário do Sintespb dá o pontapé inicial aos trabalhos de 2025 da sua Direção Colegiada, que segundo edital já publicado no final de dezembro, será realizado no período de 6 a 8 de março, no próprio campus da UFPB, em João Pessoa, tendo como principal ponto de pauta a reforma estatutária, cujos artigos passíveis de mudança vão do 1º ao 93, bem como seus incisos e parágrafos.
Uma comissão de sistematização, formada por 18 membros da direção, já está às voltas com a elaboração de propostas para a modificação de pontos estratégicos do Estatuto. Esse Grupo de Trabalho tem o papel de propor, receber da base as contribuições e redigir a minuta do Estatuto, que será submetida à apreciação dos delegados no XVII Consintespb.
O prazo estipulado para que a categoria envie suas propostas de alteração do Estatuto para a Comissão de Sistematização começou no último dia 02 e termina no dia 31 de janeiro.
O Edital de Convocação do XVII Consintespb, que se encontra no site da entidade, traz o calendário contendo todas as datas e prazo para a realização das demais etapas necessárias a serem cumpridas para a participação no Congresso Extraordinário, a exemplo de inscrição e homologação de chapas, período de campanha dos candidatos e eleição de delegados.
A Coordenação Geral do Sintespb destacou os objetivos principais da realização dessa alteração no Estatuto, que tem fins políticos e organizacionais para um melhor funcionamento da entidade e o fortalecimento da luta.
Para Eurídice Almeida, a luta é dialética e por isso é importante a realização de tempos em tempos de congressos participativos, onde direção e base possam apontar outros rumos que facilitem o avanço do movimento sindical. “Sindicato forte e de luta tem como princípio a participação de seus filiados, portanto participem do XVII Consintespb”, destacou.
José Valdevino também ressalta a importância de haver uma instância máxima de deliberação quando se quer decidir sobre assuntos que envolvem a coletividade, a luta de classe e a diversidade de pensamentos e esse instrumento no movimento sindical é o congresso. “Logo nada melhor do que um congresso para se melhorar o nosso Estatuto, tornando-o mais forte, democrático e que contribua para um modelo de gestão mais viável e governável, onde a categoria possa opinar e escolher o que achar mais interessante”, defendeu.
Já Rafaella Meira Prado disse que a realização do XVII Consintespb se converte num evento significativo e cheio de expectativas para o movimento dos técnico-administrativos das universidades públicas do Estado, “porque vai traçar novos caminhos para o nosso sindicato. Por isso convocamos todos os filiados à entidade a participar de todo o processo. O Sintespb somos todos nós”, conclamou.
A categoria deve ficar atenta a todas etapas preparatórias à realização do XVII Consintespb. Leia edital na íntegra no site www.sintespb.org.br.