Outubro Rosa: Sintespb promove palestras sobre prevenção ao câncer de mama
O Sintespb, através da sua Coordenação de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (29) , no auditório da entidade, uma ação alusiva ao Outubro Rosa, campanha que vem sendo promovida já há alguns anos com o objetivo principal de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
A programação realizada constou de duas palestras e de um relato da experiência pessoal de uma profissional de saúde, bem jovem, que detectou um nódulo maligno na mama, através do autoexame.
A enfermeira do HULW, Rozeli Henrique, deu início às discussões abordando as várias formas de prevenção e ressaltando a necessidade de se utilizar de cada uma delas, tipo o autoexame, a ultrassonografia mamária e o principal instrumento, a mamografia. Destacou também hábitos saudáveis, que contribuem para evitar a doença, como atividade física, dieta equilibrada, exames atualizados e preservar a saúde mental.
Ela alertou ainda sobre algumas alterações mamárias que podem ser sintomas do câncer de mama a exemplo de nódulo ou caroço, inclusive nas axilas, retração da pele, no mamilo ou aréola, secreção no bico do peito e ferida. Também lembrou a importância de se observar o fator hereditário, ou seja, já com histórico familiar, que apresenta casos.
Após a sua palestra, ela apresentou uma colega que se prontificou a expor seu caso de câncer de mama, detectado pelo autoexame. Edvalda, na sua exposição, falou que esse câncer surgiu ela tinha pouco mais de 30 anos de idade e não acusava na ultrassonografia, só depois que começaram a aparecer outros sintomas foi que a mastologista prescreveu a mamografia que realmente detectou o nódulo e depois de realizada a biopsia acusou o câncer. O compartilhamento da história de superação de Edvalda, contando como foi enfrentar o tratamento, lidar com as emoções e o impacto familiar e como está seguindo em frente foi muito emocionante e forte.
O ciclo das palestras foi encerrado com chave de ouro pelo tecnólogo em Radiologia José Damião Inácio, coordenador de Radiologia do Hospital Universitário da UFPB, que em sua apresentação consolidou a mamografia, atualmente e por muito tempo ainda, como instrumento de referência para detectar as diversas patologias mamárias, não somente nódulos. Ele explicou que para o futuro com o advento de novas tecnologias, que unam a tomografia com a ultrassonografia pode-se esperar algo mais eficaz do que a mamografia. Em sua explanação, Inácio mostrou como é realizado o exame, desmistificou a questão das radiações, que, segundo ele, é outro fator que causa medo, e concluiu sua exposição falando sobre os achados tomográficos.
As Coordenadoras da pasta Gildete Freitas e Luzinete do Nascimento agradeceram aos palestrantes e à presença de todos e todas, além de reforçar a importância de atividades dessa natureza para a conscientização e compartilhamento de informações sobre a doença. A programação do Outubro Rosa do Sintespb terminou com a distribuição de material informativo e um coffee break.