SINTESPB participa de reunião para discutir banca de heteroidentificação
O SINTESPB participou, na última terça-feira (7), de uma reunião na Reitoria para discutir a instalação de uma banca de heteroidentificação para avaliar os servidores técnico-administrativos aprovados no concurso público de 2015 para a UFPB, ocupando as vagas destinadas às cotas raciais. O encontro se deu porque agora a administração central está exigindo nova comprovação por parte dos servidores.
O trabalho da banca consiste em avaliar a olho nu se os aprovados no certame apresentam características fenotípicas condizentes às cotas. Porém, sete anos após a posse ao cargo, 19 dos 40 servidores avaliados foram reprovados, o que pode acarretar a perda dos cargos. Na oportunidade, o reitor declarou que não há interesse em prejudicar esses funcionários e que a medida atenderia a uma recomendação do Ministério Público Federal.
O reitor solicitou que fosse enviada por escrito toda documentação com os respectivos questionamentos e justificativas ao seu Gabinete, para que seja encaminhada à Procuradoria Jurídica da UFPB. A intenção seria resolver a situação dos prejudicados pela via administrativa para que não seja necessário entrar na Justiça.
A reunião contou com a participação dos coordenadores gerais do SINTESPB Clodoaldo Gomes e Eurídice Almeida e do coordenador de Assuntos Jurídicos, Previdenciários e Relações de Trabalho Mauro Barbosa.