Debate sobre a crise brasileira reúne docentes e funcionários em greve da UFPB
Uma atividade conjunta dos Comandos de greve do SINTESPB e ADUF-JP reuniu nesta manhã no auditório do Centro de Educação técnico-administrativos e docentes da UFPB para discutir a crise brasileira e os desafios da classe trabalhadora.
A palestra foi ministrada pelo cientista político e professor titular do Programa de Pós-Graduação da Unicamp-São Paulo, Armando Boito Júnior e mediada pelo secretário geral do SINTESPB, Rômulo Xavier e o presidente da ADUF-JP, Professor Jaldes Menezes.
Na oportunidade, Boito fez uma análise de conjuntura enfocando o período neoliberal de FHC e a política neodesenvolvimentista dos governos considerados democrático-populares de Lua a Dilma. Ele acrescentou que diante da crise e do cerco do conservadorismo da direita, que ameaça a democracia e por outro lado, vem forçando o Governo a aprovar medidas antipopulares que vão de encontro ao interesse dos trabalhadores.
Como alternativa para a crise vivenciada, que reflete, principalmente, no bolso da população, ele orienta os movimentos social e sindical a fortalecer a resistência contra o pacote de ajuste fiscal, no pontos que prejudicam os trabalhadores, a luta em defesa da democracia e contra o golpe branco.
Em relação à questão política, o professor Armando Boito sugeriu também à Frente Brasil Popular propor uma Constituinte Exclusiva em defesa da reforma Política.