Proposta de realização da Estatuinte é apresentada em reunião do CONSUNI
O SINTESPB, representado pelo vice-presidente, Severino Ramos, e outros diretores, esteve presente, nesta quinta-feira, dia 17, na reunião extraordinária do Conselho Universitário da UFPB, que teve como pauta única a apresentação da proposta de metodologia para a realização da reforma do Estatuto da universidade por meio do processo Estatuinte.
De acordo com a proposta apresentada pela Pró-Reitoria de Planejamento, serão criadas comissões nos centros e unidades administrativas, bem como nas entidades representativas dos três segmentos que compõem a comunidade universitária.
O próximo passo será a escolha de 81 delegados que irão trabalhar na construção da nova carta magna da UFPB, tomando como base o estatuto atual.
Na oportunidade, houve alguns questionamentos em relação à forma de escolha dos delegados. No entanto, a presidente do CONSUNI, reitora Margareth Diniz, disse que a proposta apresentada está aberta para sugestões e alterações. Num prazo de 45 dias.
O secretário geral do SINTESPB, Rômulo Xavier, fez uma intervenção destacando a importância da retomada do processo da Estatuinte e que precisa no tocante à garantia de eleições diretas envolvendo toda comunidade universitária na escolha dos delegados e na discussão das mudanças a serem realizadas.
Rômulo disse ainda que a direção do SINTESPB vai divulgar todos os trâmites da Estatuinte para que os servidores técnico-administrativos possam participar das comissões e também se inscrever para delegados.