SINTESPB avalia 2017 e conclama categoria para permanecer unida na luta em 2018
O ano de 2017 está chegando ao seu final. Foi um ano difícil marcado por questões sociais e políticas das mais conturbadas para a classe trabalhadora e particularmente, para a categoria técnico-administrativa das universidades brasileiras, que vive insegurança quanto à possibilidade de retrocesso no Plano de Carreira e ao descumprimento do acordo de greve.
Em termos gerais, assistimos à violência de ver parte da CLT ser colocada no lixo, através da implantação da Reforma Trabalhista e estamos incansáveis na luta para impedir que a contrarreforma da Previdência seja aprovada.
Por outro lado, também presenciamos e fizemos parte da organização da maior greve geral da história do país, em abril, num esforço conjunto das centrais sindicais, federações como a FASUBRA e sindicatos em defesa de direitos. Nas lutas em parceria com as centrais sindicais e movimentos sociais, o SINTESPB esteve presente nos protestos contra o programa de demissão voluntária, diminuição do orçamento para as universidades e em defesa da manutenção de programas sociais
O SINTESPB, no âmbito estadual, trabalhou muito, encampou todas as bandeiras da sua Federação- a FASUBRA, encaminhando a luta e mobilizando a categoria por meio das atividades realizadas.
Neste ano, o Sindicato continuou na defesa do HULW, lutando por melhorias nas condições de trabalho para os servidores em conjunto com a Comissão formada pelos funcionários do Hospital, luta em parceria com os representantes dos servidores no CONSUNI pela defesa da UFPB, entre outras.
Através das lutas, algumas vitórias foram alcançadas, recentemente, a mais significativa, foi a manutenção dos técnico-administrativos da UFCG como base do SINTESPB, ou seja, a Justiça do Trabalho reconheceu o SINTESPB como único representante da categoria técnico-administrativa da UFCG. Outra conquista do SINTESPB foi a aprovação pelo CONSUNI de uma Estatuinte paritária na UFPB.
Por isso celebramos o ano que ora se encerra como mais um ano de grandes embates, portanto conclamamos os técnico-administrativos para permanecerem firmes na unidade da luta em torno da defesa intransigente da categoria e da classe trabalhadora.
É tempo também de renovar as energias e a esperança. Por isso, a Diretoria do SINTESPB conta com a presença de todos e todas na nossa festa de confraternização, que acontecerá nesta sexta-feira, na sede social, embalada pelo som dos Tuaregs.
Que 2018 seja um ano de boas escolhas, de grandes e pequenas conquistas, da afirmação das lutas justas e necessárias e de cultivar sonhos e utopias.
Boas festas e feliz ano novo.
A DIRETORIA