Sintespb em ação conjunta com outras entidades da UFPB critica coleta sobre população negra da instituição
O Sindicato dos Trabalhadores em Ensino Superior do Estado da Paraíba – SINTESPB, através da sua Diretoria de Raça, Gênero e Etnias, realizou reunião conjunta com o Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI/UFPB, a Associação dos Docentes da UFPB – ADUFPB, o Fórum de Diretores da UFPB, e o Coletivo Representativo dos Docentes em Luta da UFPB – CORDEL para discutir as repercussões do conteúdo do Ofício Circular nº 8/2021 da Reitoria/ SODS, de protocolo nº 23074 031772 /2021 – 91, enviado para as Direções de Centro , solicitando que fosse realizada uma coleta sobre a população negra constante em seus quadros de lotação.
Lourdes Teixeira, diretora do Sintespb, disse que dessa reunião, resultou um documento que questionou o propósito desse levantamento. Ela acrescentou que as entidades desejam saber quem foi o solicitante e a forma de como será realizada essa coleta. “No documento que as entidades elaboraram e enviaram à Reitoria apontamos também para a importância da realização da pesquisa, desde que seja embasada em parâmetros já consolidados, neste tipo de estudos”, destacou.
A Diretora de Raça, Gênero e Etnias do Sintespb considera esta ação da UFPB um desrespeito para com a população negra da instituição. “Pois, a nosso ver, denota uma visão desrespeitosa para com a população negra, quando pensamos no racismo institucional tão presente no conviver das pessoas negras”, concluiu Lourdes Teixeira.