SINTESPB promove lançamento do livro de Jurandir Lima
O auditório do SINTESPB serviu de palco nesta quinta-feira (08/08) para a solenidade de lançamento do livro “Região Metropolitana de João Pessoa- mudanças nos setores econômicos e no emprego”, do servidor técnico-administrativo da UFPB, economista Jurandir dos Santos Lima, resultado de sua pesquisa para tese de Mestrado.
A programação teve início com uma exposição sobre o tema, que contou com a presença do ex-reitor, professor e economista Rômulo Polari, que fez a apresentação da obra, e do orientador da pesquisa, e que escreveu o prefácio do livro professor Sergio Fernandes Alonso.
A presidente do SINTESPB, Geralda Victor, fez a abertura parabenizando o autor e no seu discurso falou que é motivo de orgulho para o SINTESPB ter em suas hostes quadro qualificado como Juranduir. “Estamos muito orgulhosos primeiro pelo companheiro ter escolhido o Sindicato para lançar sua obra, depois por comprovar que nossa categoria técnico-administrativa é pensante e capaz de fazer uma pesquisa tão importante para a economia do Estado, você, companheiro, é um exemplo a ser seguido, por todos nós”, destacou.
Na sua fala, o economista Rômulo Soares Polari apresenta a obra como um interessante trabalho acadêmico de análise lógico-histórico das mudanças econômicas da Região Metropolitana de João Pessoa (RMJP) na primeira década do Século XXI. “ A obra é uma contribuição relevante ao entendimento da realidade capitalista atual, a partir de um dos estados mais pobres do Brasil, enquanto economia emergente no mundo da globalização. Além do seu conteúdo explicativo, o livro oferece aos estudiosos e leitores uma bem elaborada base de dados socioeconômicos da RMJP, Paraíba, Nordeste e do Brasil”, destacou.
O professor Sérgio Alonso ressaltou também a importância da obra para se entender o contesto econômico nesta região, com destaque para a questão do emprego. “O mercado de trabalho da região metropolitana de João Pessoa revela significativa evolução de pessoas ocupadas, um maior grau de escolaridade e uma transformação relevante no emprego formal”, explicou. Ele destacou também o fato de que o trabalho de Jurandir demonstra de que não somente o professor pode lançar livro ou ser um pesquisador, o técnico-administrativo também pode se empoderar neste sentido.
Após o debate com os presentes, houve tarde de autógrafos e o SINTESPB ofereceu um coquetel no encerramento.
A programação de lançamento do livro de Jurandir contou ainda com apresentação musical do maestro e diretor de Arte e Culturado SINTESB, Vasconcelos Júnior.