Diretores da FASUBRA conclamam base do SINTESPB para a unidade
A Assembleia do SINTESPB, que contou com a presença de seis diretores da FASUBRA, incluindo Ângela Targino, representante da Paraíba, que foi realizada na última quinta-feira, discutiu uma extensa pauta e apontou algumas deliberações. Os diretores da FASUBRA que participaram e contribuíram com a discussão do evento foram João Paulo Ribeiro, o JP; Rosângela Sousa, Francisco de Assis dos Santos, o Chiquinho, José Almiran Rodrigues e Robertinho Luiz.
Em suas abordagens, todos foram enfáticos na necessidade de se construir sempre a unidade e que se a luta não avança mais não é por culpa da federação, e sim da falta de mobilização da própria categoria e da intransigência do Governo, destacando que não existe no país entidade mais democrática do que a FASUBRA.
Sobre a pauta em debate, os diretores apresentaram suas considerações em relação à campanha salarial que, na avaliação deles, é uma luta permanente e também destacaram o que se está conseguindo nas negociações com as representações do Governo.
A diretora Rosângela passou informes sobre o resultado da reunião com o Governo, realizada, no dia 24 de setembro, e disse que na pauta foram discutidos o reposicionamento e o aproveitamento dos cursos de capacitação realizados antes da aposentadoria, além da racionalização dos cargos da área administrativa. “ Aguardamos até o final desta semana uma posição do Governo sobre o fechamento do acordo, já que todas estas demandas dependem de aprovação do Congresso Nacional, com alteração d lei 11.091, – PCCTAE”, explicou ela. A diretora da FASUBRA esclareceu ainda que a data base e os reajustes dos benefícios fazem parte da luta conjunta dos servidores federais do Executivo. Ela também falou sobre o Encontro de Mulher que será realizado nos dias 10 e 11 de outubro.
A direção da FASUBRA se posicionou também a respeito da Estatuinte na UFPB e indicou, através do diretor Chiquinho, que o SINTESPB deve levar para a discussão o Projeto de Universidade Cidadã da FASUBRA.
O presidente do SINTESPB, Rômulo Xavier, avaliou como positiva a participação dos diretores da FASUBRA na assembleia, que serviu para tirar as dúvidas da categoria, ressaltando que o acordo firmado com o Governo Federal em 2012 encerra-se com a mudança do step, em janeiro, e última parcela do reajuste, em março de 2015, “ o que será necessária uma nova luta para garantir novos ganhos para a categoria a partir do próximo ano”, defendeu.
Como encaminhamento, foi apresentada a agenda de atividades da FASUBRA e a deliberação de manter a base unida em todos os embates na Paraíba; realização de uma mesa redonda para se discutir a estatuinte e fazer o debate na base da categoria sobre a organização sindical no serviço público.